Bike Fit

É verdade que a ponta do joelho tem de ficar alinhada com a ponta do pé? O guidão tem de esconder o cubo da roda dianteira quando olhamos de cima? Se eu medir a distância entre o guidão e o selim, pelo tamanho do meu cotovelo até a ponta dos dedos, está correto?
 
Se existe um assunto que nunca vai cessar é a busca por uma receita para fazer um Bike Fit caseiro. É preciso enfatizar: não existe receita pronta, truques e dicas. Um bom Fittrer  (profissional do Bike Fit) possui técnicas baseadas em estudos científicos que adotam, como parâmetros, a aferição de ângulos formados por pontos anatômicos específicos. Esse ângulos vão variar de acordo com as distâncias entre esses pontos, quando se compara dois indivíduos. Somente assim é possível encontrar o perfeito posicionamento, onde o máximo de energia é aproveitada na pedalada, obtendo o máximo de conforto.
Fora isso, o que temos são mitos e lendas que, de tanto serem repetidos, acabam tornando-se verdades. "Afinal, existe uma maneira correta de ajustar a bike sem consultar um Fitter?" A resposta é simples. Ajustar a bike sem consultar um Fitter é possível sim; difícil será saber se sua bike realmente está no posicionamento correto e, inclusive, se o tamanho do quadro é adequado. O simples fato de viver com essa dúvida torna qualquer desconforto, um dilema: será que é um breve desconforto ou existe algo que pode ser melhorado no posicionamento?
Você pode pensar: "Que bobagem! existem tantas casas sem projetos que são muito boas!" Talvez, em uma primeira impressão, as diferenças possam não aparecer. Mas com o tempo surge uma trinca aqui, outra ali, pelo fato de não ter sido corretamente avaliado qual a capacidade de quilos que o terreno é capaz de suportar, e ao ceder ao peso da construção, as paredes criam fissuras. Quando chove, as goteiras aparecem. Ao lavar a calçada, a água empoça em um canto do quintal por não ter sido projetada uma descaída para encoamento. São coisas que aparecem com o tempo.
 Com o Bike Fit, a ideia é a mesma. Quando você faz o Bike Fit com um Fitter você tem a certeza de qua a posição ajustada é a melhor para o seu conforto e aproveitamento de energia, e ao final de uma prova, cicloviagem, ou uma longa trilha, restará fôlego suficiente para investir no sprint final. Quando não o faz, aparentemente está tudo bem, mas com o tempo o ajuste inadequado pode resultar em inflamações e lesões.
O fato de o Fitter conhecer muito bem a biomecânica do esporte permite que ele planeje o posicionamento do atleta ao longo da evolução física. E assim como os engenheiros, os Fitters são profissionais vinculados aos conselhos profissionais da área de saúde (Educadores Físicos, Fisioterpeutas, Médicos, Biomédicos, entre outros), isso garante segurança e profissionalismo ao serviço executado. 

Se você estiver em Natal/RN, recomendo:

Se estiver em João Pessoa/PB:




Texto adaptado de: Bike Fit - Em busca da receita pronta. Revista Bicicleta. Edição Abril/Maio 2011