História

A vontade de se locomover com maior eficiência e rapidez sempre fascinou o homem desde os tempos mais remotos. A ideia de se obter um veículo que não apenas o transportasse, mas que fosse também um instrumento de liberdade, capaz de desbravar novos mundos, motivou a tentativa de desenvolvimento de um veículo de duas rodas movido à força humana. Os primeiros documentos dessas tentativas datam dos séculos XV e XVI. São estudos de máquinas pesadas e desajeitadas, movidas por complexos mecanismos de correntes, alavancas e outros dispositivos, que procuravam dar vida a um veículo sem igual.
Por volta de 1790, o conde Mède de Sivrac, da França, construiu o primeiro veículo movido a duas rodas, dando início oficial à história da bicicleta; o nome, porém, era celerífero, palavra de origem latina composta de celer (rápido) e fero (transporte). Era um veículo muito primitivo, em que as duas rodas eram ligadas por uma trave de madeira e era movido por impulsos alternados dos pés sobre o chão. Nascia uma versão do patinete.

Celelífero

 Mais tarde, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direção ao celerífero e, no dia 5 de Abril de 1816, apresentou seu invento, batizado de draisiana, no Parque de Luxemburgo. Com seu novo invento, von Drais percorreu o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, numa velocidade média de 15 Km/h, registrando assim o primeiro recorde ciclístico da história.

Draisiana

Claro que o veículo era ainda muito rudimentar e oferecia dificuldades de equilíbrio e muito desconforto. A draisiana começou a tornar-se popular na França, Alemanha, Inglaterra e depois em toda a Europa. Anos mais tarde, elas passaram a ser feitas de ferro e foram acrescentadas alavancas que dispensavam o contato do pé com o solo para a locomoção, ou seja, os pedais foram finalmente criados.
Em 1869 eram produzidos cerca de duzentos modelos desse tipo por dia, já como o nome de bicicleta. Com o decorrer do tempo ela foi evoluindo e adquiriu quadro de metal, freios, transmissão por corrente, além de uma infinidade de outros equipamentos que o avanço tecnológico permitiu, consolidando-se como veículo de transporte, lazer e prática esportiva. Outros marcos importantes para o desenvolvimento do ciclismo foram a introdução do pneumático, em 1888, pelo irlandês Jonh-Boyd Dunlop, e a criação dos pneus removíveis pelos irmão Michelin.



Fonte: RODRIGUES, Luiz Henrique. Ciclismo