Viagem Natal - Caicó 2011 (1º episódio!!!!)

Amigos do pedal. Em julho deste ano (2010) fizemos a Viagem Ciclística de Santana entre as cidades de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Caicó, localizada a 280 Km. Foi uma viagem feita por rodovias como já comentada aqui no blog e com uma grande participação de ciclistas. Pois é! Após a conclusão do percurso, lançamos um desafio! Por que não fazer a viagem de Natal até Acari por trilhas?! Com um grupo reduzido! 

Após uma análise no mapa do estado, onde encontram-se as trilhas mapeadas via GPS, fizemos uma simulação de como seria a viagem em "linha reta" entre Natal e Acari - de Acari para Caicó pretendemos nos juntar aos que farão todo o percurso da viagem pelo asfalto. A trilha "imaginária", após simulação,  coincidia com várias já anteriormente mapeadas, mas, em dois trechos em especial, as trilhas existentes passam longe do lugar "ideal" para pedalarmos. O primeiro trecho está entre os municípios de Traíras e Serra Caiada e o segundo entre o município de Campo Redondo e a cidade de Bulhões, localizada à beira do Açude Gargalheiras em Acari.

Portanto, mãos à obra! Ou melhor. Pernas para pedalar! Para encontrar a melhor rota. E assim fizemos! Começamos pelo primeiro trecho, entre Traíras e Serra Caiada, como ponto de partida para viabilizar nossa futura viagem.

primeiro trecho com 9,4 Km

Traíras fica localizada a uma distância de 45 Km de Natal. Fomos de carro até o município e partimos da praça central da cidade. Precisávamos encontrar um trecho que mais se aproximasse em linha reta até a cidade de Serra Caiada. Iniciamos a pedalada às oito horas da manhã e após 3 Km encontramos uma trilha que ainda não era mapeada via GPS. Seguimos por ela em surpreendentes 9,4 Km de trilhas novas e com um bom terreno para pedalar. É um terreno de areia, não de terra batida, mas com boa rolagem e sem maiores dificuldades. Esse trecho coincidia com outra trilha já mapeada, o que nos dava a noção de que estávamos no sentido correto. Após pedalar por 7 Km nessa trilha até o povoado de Maletas encontramos outra trilha, ainda não mapeada por GPS e com 8 Km de extensão, que nos levava a uma saída para a BR 226, entre os municípios de Eloi de Souza e Serra Caiada, muito próximo do desejado para nossa viagem. 

sentido Traíras - povoado de Maletas
Serra Caiada

Estávamos satisfeitos com as descobertas e resolvemos voltar para Traíras por um caminho alternativo pelo município de Bom Jesus. Tivemos uma grata surpresa por encontrar uma estrada de terra com areias muito brancas, parecidas com a superfície lunar. Foi ótimo pedalar por essa estrada, um belíssimo visual que contrastava com um vento forte contra, quase que em todo esse percurso.
Enfim! O desafio foi lançado e começamos a tentar viabilizar a viagem por trilhas até Caicó. Outras publicações virão e espero que possamos realizar mais uma aventura sobre duas rodas. Até as próximas descobertas.

Estrada da Lua

Estrada da Lua

Comentários

  1. ewerto quando for pedalar chame os amigos e principalmente quando for trilhas novas (Mingau)

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa. Tudo indica que em 2011 teremos duas equipes fazendo a viagem Natal/Caicó, sendo uma por asfalto e outra por trilha.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Ewerton bom dia. Sei o quanto voce gosta de trilhas, mais a minha III Viagem Ciclística em Homenagem á Sant´Ana - Caicó 2011, a qual acontecerá a sua 3 edição, vai continuar sendo por alfalto, isso não impede que você crie outras por trilhas. Isso mostra o quanto Sant´Ana conquista sempre devotos. Forte abraço João Augusto.

    ResponderExcluir
  4. Ei Bofe,

    Esqueceu os bofes de Mossoró, foi. Esqueceu daquelas viagens em que vc gostava de parar nas trilhas , atrás da moita, com aqueles seus amiguinhos...
    KKKKK
    Diz grande Veto, massa seu blog, cara!
    Você é um danado!!
    Em dezembro estaremos em Natal para vê-los!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Ewerton ta massa ja olhei gostei muito

    ResponderExcluir
  6. Olá muito mas muito legal a matéria. Moro em São Paulo e gostaria de fazer esta viagem a Caicó por trilhas com vocês em julho. Posso? Savio@dayafterday.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário