João Pessoa/PB - Um convite a pedalar!

Desta vez não escrevo sobre trilhas, percursos...etc. Escrevo sobre a cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. A cidade fica a cerca de 180 Km de Natal utilizando a BR 101. A viagem de carro é tranquila e, com a conclusão das obras de duplicação da BR 101, tende a ser bem segura. 
João Pessoa conta com 40 km de ciclovias somente em sua orla, dentro da cidade existem ainda diversos trechos com mais ciclovias e ciclofaixas. Vale registrar que a ciclovia da orla é totalmente segregada dos veículos e pedestres, e que entre cinco horas e oito horas da manhã o trânsito de veículos é proibido na via.
Vejam quanta diferença! Aqui em Natal não temos nenhuma ciclovia. A única ciclovia que tínhamos em Natal, na Via Costeira, com as obras de duplicação, foi destuída para que houvesse mais malha viária para a circulação de veículos. É uma pena que os governandes potiguares estejam na contra-mão do que hoje se defende em mobilidade urbana.

Ciclovia na orla da praia de Cabo Branco

Fizemos um percurso saindo da Avenida Cabo Branco sentido a Avenida Panorâmica da cidade, passando pela Estrada da Penha, praia do Seixas e retornando pela Panorâmica. No percurso da ciclovia passamos pelo Centro de Ciências de João Pessoa - projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, por condomínios de casas, pela hípica ... Enfim, foi um bom percurso, principalmente por poder pedalar em ciclovias sem a preocupação com veículos. Estávamos no nosso lugar, no lugar que todo ciclista urbano deveria transitar, em uma ciclovia ou em uma ciclofaixa.

Sinalização da ciclovia - vista da praia de Cabo Branco
Centro de Ciências de João Pessoa

Se for para João Pessoa e quiser levar sua bicicleta. Siga o conselho, você não vai se arrepender.

Entretanto, João Pessoa também tem um outro atrativo para os ciclistas. 
Vale a pena visitar a Bike Tech Pepe - (83) 3246 3636 - e conhecer as novidades do mundo do ciclismo. Como usuário de quadros Fuji, tive o prazer em ter em minhas mãos o quadro Fuji que equipou a equipe de ciclismo Footon Servetto no Tour de France 2010. O quadro pesa aproximadamente 790 gramas. Um luxo para poucos. Conheci também a Fuji Altamira, modelo de destaque da fabricante, equipadas com acessórios da marca suíça Oval.

Quadro Fuji Footon Servetto
Quadro pesando 790 gramas.

Não poderia deixar de destacar para os amantes do Mountain Bike, assim como eu, as rodas Ritchey Carbon Superlogic e a suspensão DT Swiss de carbono. As rodas pesam 1.200 gramas o par e a suspensão, advinha, 1.200 gramas também! Não dá pra escrever mais nada! A foto fala por si só.



Comentários

  1. Hugo Amâncio Medeiros28 de novembro de 2010 às 12:30

    Legal a matéria. Pelo numero de ciclista Natal já devia ter uma ciclovia descente. Quanto a loja , sempre ficamos com vontade de comprar as novidades. Porém temos que pensar também no leite das crianças, rs,rs,rs,rs..

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou ciclista e estou indo para João Pessoa dia 20/11. Vou alugar bikes e gostaria de saber se é possível ir de bicicleta do Cabo Branco até a ponta do Seixas de bike. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário