Catu - Terra de Potiguares e Cariris

A região de Catu está localizada no município de Goianinha, situada ao Sul da costa potiguar. A origem da comunidade Catu remonta ao período colonial, época marcada pela grande expansão das missões jesuíticas por todo o território nacional.
Saímos de Goianinha, localizada a 50 Km de Natal pela BR 101, rumo a Vila Flor. Éramos cinco: Eu, Ricardo, Sheyla, Luciano e Daril. 
No percurso fomos em direção a uma trilha de mata fechada que há muito tempo eu não passava. Foram 3 Km de um trecho já bastante fechado pela vegetação. Ná época em que fazia o percurso com Gustavo o trecho era todo pedalável, o que não foi possível devido à grande quantidade de galhos e troncos de árvores caídos sobre o percurso da trilha. Resolvemos encarar o desafio lançado por Daril. No início fiquei meio reticente, mas valeu muito a pena... Um belíssimo trecho, mesmo tendo que empurrar a bicicleta em alguns momentos, a parte pedalável era magnífica.
Após a conclusão desse primeiro trecho, fomos em direção a Catu. Até lá, pedalamos por estradões de terra entre os canaviais. Passamos entre os caminhões da usina de cana de açúcar em pleno processo de carregamento para o transporte da cana.


Caminhões carregados com cana-de-açucar

Estradões de terra
Após 7,5 Km chegamos à região de Catu, terra habitada por índios potiguares e cariris quando da chegada dos primeiros colonizadores. Com certeza esses índios souberam escolher muito bem sua morada. Região de rara beleza, terra fértil, com belas paisagens, rios... Enfim, tudo muito bonito, e o melhor: local excelente para pedalar de Mountain Bike.
Região de Catu
Chegamos à região e fomos em busca do que eu tinha planejado pelo GPS. As trilhas já existentes  do percurso tinham sido feitas por Gustavo. Segui seu conselho em passar por esse trecho no planejamento da trilha. Valeu muito a pena! Ótimo lugar para a prática do mountain bike: chão de terra batido, passagem sobre rio, vegetação exuberante, single tracks...Estávamos realizados naquele lugar. Valeu a pena ter escolhido a região de Catu como a última trilha em 2010.
Ótimo percurso para o mountain bike

Rio Catu

Passagem sobre o Rio Catu


Depois de saírmos da região de Catu, fomos para Vila Flor. Seguimos por um estradão de terra direto para o balneário Beira Rio. Após um breve descanso, seguimos por uma trilha de mais ou menos 800 metros de mata atlântica. Essa trilha é um percurso usado pela população de Vila Flor para chegar ao balneário. A trilha não era mapeada via GPS e resolvemos voltar por ela. Um visual muito verde desse trecho contrastava com um açude completamente seco na saída da mata. Passamos por muito verde durante todo o percurso e aquele açude seco nos chamou atenção. É impresssionante como o sol é implacável.
Açude em Vila Flor
Enfim, fico grato aos companheiros que estiveram ao meu lado nesse e em todos os outros percursos que fiz em 2010. Que em 2011 possamos fazer outras trilhas e que o Amigos do Pedal possa trazer aos amantes do mountain bike e da aventura belas imagens.

Comentários

  1. Maaaaassa, Bikers. Lindas imagens.

    Aproveito este espaço, pois não vi endereço de e-mail para convidar os Amigos do Pedal e afins o construirmos e realizarmos o 1º CARNACICLO: UM PRÉ-CARNAVAL PRA CICLISTAS. Vejam detalhes no meu blog milttao.blogspot.com. Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Recebi seu comentário caro Ewerton, estou a disposição para ajuda-los, qualquer coisa entre em contato com serradesaobento@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário