Agro Vila São Tomé - Tapuia - Lagoa de Velhos (um dia especial !!!!!)

Há muito tempo não fazia uma trilha tão bonita. A convite de Luciano e Daril fomos à Agro Vila São Tomé, localiza a 14 Km da Cidade de Eloi de Souza. Saímos de carro de Natal às seis horas da manhã com destino ao lugarejo. Seguimos pela BR 304 em direção a BR 226. No percurso passamos por Cajazeiras, distrito da Cidade de Macaíba, e de Bom Jesus, antes de chegar a Eloi de Souza. De Eloi de Souza até a Agro Vila São Tomé vão 14 Km de estrada de terra.
Começamos a pedalar por volta das oito horas da manhã. O percurso a ser realizado já tinha sido feito anteriormente por Daril e Luciano a quinze dias atrás. Os primeiros dez quilômetros da pedalada já me dava a noção de que realmente o dia seria interessante... Os nossos companheiros não estavam exagerando quanto ao percurso já realizado. Uma mistura de chão duro, vegetação muito verde, topografia belíssima e single`s tracks caracterizaram o cartão de visita para todos nós que apreciamos o Mountain Bike.



singletrack
Após esse primeiro trecho, nosso destino era a cidade de Sítio Novo, localizada na microrregião da Borborema Potiguar. Cidade pequena com pouco mais de 4.000 habitantes, Sitio Novo é conhecida pela beleza de suas Serras, onde destaca-se a Serra da Tapuia.
Ao fundo: visual da Serra da Tapuia
Chegando na cidade de Sítio Novo, uma rápida parada para subirmos a Serra da Tapuia. Com 375 metros de altura em relação ao nível do mar, a Serra da Tapuia é um dos melhores lugares para a prática do Mountain Bike no estado do RN. Estrada de terras brancas, clima ameno e muito verde caracterizam o lugar.
 



Topografia da subida da Serra da Tapuia



Visual em cima da Serra da Tapuia
 Já em cima da Serra planejamos o retorno do percurso. Voltaríamos pela cidade de Lagoa de Velhos ao nosso lugar de partida. Começava a chover em cima da Serra. Após uma breve pausa para esperar uma melhora no tempo, seguimos... Descemos 4 Km por uma estrada de terra que até então não conhecia. Sem dúvida alguma, para mim, ali começava um dos mais bonitos trechos de Mountain Bike que já realizei. Uma mistura de euforia e adrenalina contagiava a todos. Tudo muito bonito com um visual que, sem dúvida, voltarei a pedalar.
4 Km de descidas em um belíssimo visual
Como é de costume, tivemos pneu furado... Ótima oportunidade para conversarmos e admirarmos a beleza da região. O que nem sempre é de constume, mas dessa vez fizemos, foi pedalar por uma trilha somente para bikes. Aproximadamente 1,5 km de uma trilha excelente com single´s tracks, descidas, chão batido, matas fechadas....Aproveitei para mapear e acrescentar ao projeto Track Source mais um percurso de Mountain Bike. Quero registrar que esse trecho tinha sido descoberto por Luciano e Daril anteriormente quando da realização do percurso.
Pneu furado: momento para colocar os assuntos em dia
1,5 KM de singletrack

Seguimos mais 13 Km por um excelente estradão de terra para a cidade de Lagoa de Velhos. Há uma tradição dos mais antigos da localidade de que um casal de velhos morava às margens da lagoa, entre os anos de 1800 e 1820, e a referência do povo sobre a presença deles na área serviu de batismo para o povoado. Mas é forte a influência no nome do provoado, posteriormente cidade, a partir do nome do riacho chamado dos Velhos por volta de 1706.
Estradão de terra
Da cidade de Lagoa de Velhos até a Agro Vila São Tomé vão 12 Km por outra boa estrada de terra, mas, literalmente o tempo fechou... Nuvens negras se formaram sobre o trajeto e muita chuva, mas muita chuva e lama, dificultou nossa volta e nos acompanhou até a Vila.
Chegada embaixo de muita chuva na Agro Vila São Tomé
Gostaria de agradecer pelo carinho, atenção e simpatia com que fomos recebidos pela família de Daril e Dogival. Se já não bastasse um excelente café da manhã, tivemos um banquete como almoço...Um dia para guardar na memória como um dia em que tivemos, realmente, um dia especial.

Comentários

  1. Show de bola. Se vc tiver marcado no gps gostaria de obter esse trajeto.
    Um abraço.
    Benilton

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, ainda mais com um banho de bica no final da trilha. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Ewerton, Parabéns pelo trajeto e pela descrição. Uma postagem como essa me estimula e muito a voltar a pedalar. Espero no segundo semestre podermos pedalar aqui em Lagoa Nova. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ae amigo sou de Lagoa de Velhos, faço algumas trilhas leves ainda ando sozinho ai não vou ate longe, mas conheço quase todas as estradas as que já fui e outras que nunca pedalei mas conheço saídas e entradas, não tenho GPS mas uso meu celular com print do Google Earth com toda trilha marcada, e pontos, gostaria de um dia fazer um pedal com vcs ainda, e qndo dé passa aki em lagoa de velhos dnovo, vlw ate mais

    ResponderExcluir

Postar um comentário