Serra da Gameleira

Favorecidos pelo feriado prolongado da Semana Santa, fomos à Serra da Gameleira com um grupo de amigos. Éramos treze participantes na aventura de subir a Serra. Na hora marcada, saímos de Natal rumo à cidade de Riachuelo, localizada a 80 Km da capital Potiguar pela BR 304. Lá, estava o amigo Décio, morador da cidade de Ruy Barbosa, para recepcionar-mos no local escolhido para a saída e chegada do percurso.
Da esquerda para a direita: Enilson, Hugo, Ismar, Armando, Décio, Daril, Nelson, Mulatinho, Ewerton, Sérgio, Sheyla, Luciano e Dogival
Saímos da cidade de Riachuelo às oito horas da manhã rumo à cidade de Rui Barbosa, localizada a 17 km. Seguimos por uma boa estrada de terra e de belo visual. Com pouco mais de 3.500 habitantes, Rui Barbosa é uma cidade pacata e de povo acolhedor.
Estrada de terra entre as cidades de Riachuelo e Rui Barbosa
Belo visual: sentido Riachuelo - Rui Barbosa
Após os primeiros 17 km do percurso, já aquecidos, nos preparamos para subir a Serra da Gameleira. O local escolhido para iniciarmos o desafio foi a Trilha da Fantainha, com 1,5 Km de extensão e com um desnível de 150 metros de altura entre sua base e seu topo, considero uma das mais difíceis subidas de Mountain Bike do RN. Alguns trechos da subida da trilha estão pavimentados, mas, posso garantir que o nível de dificuldade é alto. Em outras oportunidades já tinha subido quando ainda era em terra todo seu percurso. É desafiador alcançar seu topo pedalando.
um dos trechos pavimentados na subida da trilha da fantainha
Depois de todos terem vencido a subida da Trilha da Fantainha, seguimos para a localidade de Acauã. Apenas uma rua pavimentada e algumas poucas casas caracterizam o lugar. Paramos para que  pudéssemos repor água e seguir até o topo da Serra.
Trecho entre a subida da Trilha da Fantainha e a localidade Acauã
parada para repor água: Acauã
localidade de Acauã
De Acauã para o topo da Serra da Gameleira são 6 Km por estradas de terra com muitas pedras soltas e cascalho. Com a quantidade de chuvas que vêm caindo na região, todo o terreno fica bastante acidentado, o que faz com que tenhamos mais cuidado e atenção na condução da bicicleta. Com 420 metros de altura em relação ao nível do mar, o visual de cima da Serra da Gameleira é fantástico. Todos foram unânimes em reconhecer que todo o esforço para estarmos lá em cima tinha sido recompensado. Um belo visual, clima agradável, muito verde e pinha (ata ou fruta do conde)....Muitas pinhas em cima da Serra e lógico, um tempo para saborear essa saborosa fruta.
Vista de cima da Serra da Gameleira
Em cima da Serra - da esquerda para a direita: Ewerton, Décio e Sérgio
Eu e o amigo Ismar (Ciclo Magazine) : pausa para saborear uma Pinha
Como tínhamos, até agora, somente subido....já estava mais do que na hora de começarmos a descer. A topografia da Serra da Gameleira é muito acidentada, mesmo assim, tivemos aproximadamente 14 km de descidas até chegarmos ao lugarejo Castro, pequena vila de moradores no pé da Serra, e retornarmos para a cidade de Rui Barbosa.
Mountain Bike na  Serra da Gameleira
Sentido lugarejo Castro, no pé da Serra da Gameleira

Topografia da Serra da Gameleira -  no detalhe, subida da trilha da Fantainha
Ao final, foram 68 Km de uma excelente trilha, principalmente porque acompanhada por um grupo de amigos que estavam satisfeitos pelo trajeto escolhido. Grato a todos que participaram e, principalmente, ao amigo Ismar (Ciclo Magazine), exemplo de saúde e vitalidade.

Comentários

  1. Apesar das dificuldades que enfrentei, em função do meu condicionamento físico. Foi um pedal muito prazeroso e com um belo visual, que superou as possíveis dificuldades. Sempre contamos com a compreensão dos mais preparados que sempre ficaram aguardando os malas (sem alça).
    Ewerton, aquela do parafuso do taco foi demais. O parafuso do taco quebrar e muito raro, e o ciclista levar um sobressalente e mais difícil ainda. A cada pedal aprendemos algo e já vou providenciar o meu parafuso reserva também.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos do Pedal, parabéns pelo esforço para subir essa serra e nos trazer essas belas imagens da região serrana do município de Rui Barbosa. Gostei muito das trilhas!!!
    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para os Amigos do Pedal e familiares!!!Atenciosamente
    Francisco V. de Souza.
    blogs:seresvivosdorn.blogspot.com
    goprn.blogspost.com

    ResponderExcluir
  3. Percurso um tanto tentador não? Como bons aventureiros, acredito que você e tia Sheyla (bem como os outros participantes) tenham aproveitado bastante não é?! Fico vendo as novas postagens no blog doida pra ir também. Quem sabe um dia eu consiga acompanhar o ritmo dessa equipe e curtir essas maravilhas naturais pessoalmente... rsrs Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos, belo percurso. Destaque para o relatório do Ewerton, sempre bem elaborado.
    Espero um convite na próxima.

    Um grande abraço, Fraifer.

    ResponderExcluir
  5. Lindo passeio! Parabéns pela escolha do roteiro - lamento não ter ido, apesar de não saber se teria gás para acompanhar a galera...
    Vi que fizeram o roteiro no Google Earth - foi usado algum gps? Tem como disponibilizar um arquivo .kmz para eu refazer essa bela trilha?
    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. ESTIVE EM JUNHO DE 2011 NA SERRA DA GAMELEIRA, RUI BARBOSA-RN. LUGAR ESPETACULAR, CLIMA ESPECIAL E UMA GENTE ESPECIAL COMO É O POVO NORDESTINO. MORO EM ITAJAÍ-SC E QUERO VOLTAR LÁ MAIS VEZES. DÉCIO ZAMBONETI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário