Trilha entre Ruy Barbosa e Caiçara do Rio do Vento

Sabe aqueles domingos chuvosos que não dá vontade de sair da cama, aqueles em que ficar em casa assistindo à TV e não sair pra nada é a melhor opção? Pois é, dia 15 de maio foi um desses dias em Natal, e nós estávamos longe...
 Saímos de Natal pontualmente às cinco horas da manhã com destino a cidade de Ruy Barbosa. Seguimos de carro pela BR 226 até Cajazeiras, distrito da cidade de Macaíba, em seguida mais 56 km pela RN 203 passando pelas cidades de São Pedro, São Paulo do Potengi, Barcelona e, finalmente, Ruy Barbosa.

RN 203 sentido Barcelona/RN
Combinamos que, fizesse chuva ou fizesse sol, sairíamos de Natal para mais um dia de aventuras. Éramos oito ciclistas: Eu, Sheyla, Daril, Luciano, Ricardo, Nelson, Fagner e Décio que já nos aguardava em Ruy Barbosa. Seguimos direto para o mercado público da cidade de Ruy Barbosa para o nosso café da manhã. Cardápio típico nordestino agradou alguns, outros não se aventuraram....Satisfeitos, começamos a pedalar por volta das oito horas.
Café da Manhã em Ruy Barbosa / RN
Região do Pereiro em Ruy Barbosa / RN
Iniciamos o percurso pelo Pereiro, para não encarar logo uma enorme subida que é a subida da Trilha da Fantainha. Estávamos apenas começando 71 km de uma longa trilha em uma região com grandes desníveis de altitude. A primeira etapa era chegar no topo da Serra da Gameleira à 21 km de distância do local de partida. Foram 250 metros de desnível desde o início até em cima da Serra. 21 km de belas paisagens, tudo muito verde e a cada metro de subida a paisagem ficava mais bela. Fotos foram inevitáveis, não tinha como não parar para registrar tanta beleza.
Sentido Serra da Gameleira - em Ruy Barbosa / RN
Serra da Gameleira - Ruy Barbosa / RN.
Visual de cima da Serra.
Chegamos em cima da Serra da Gameleira e ficamos impressionados com a quantidade de pinhas (ata ou fruta do conde) que encontramos. Saboreamos algumas e partimos para Caiçara do Rio do Vento, ladeira abaixo. Localizada na chamada Região do Potengi, com aproximadamente 2.600 habitantes,  a cidade leva o nome do rio que a corta e que é um dos afluentes do Rio Ceará-Mirim.
Pinha, Ata ou Fruta do Conde
Ao longe: Cidade de Caiçara do Rio do Vento
Antes de chegarmos à Cidade para nossa parada para repor água e alguns ajustes, encontramos uma trilha paralela à BR 304 que não constava no projeto Track Source, aproveitamos para incluí-la. Chegamos em Caiçara do Rio do Vento por volta do meio-dia. Rápida parada e seguimos agora no que seria um dos trechos mais bonitos que já passamos sobre duas rodas.
Saímos de Caiçara rumo à região do Ingá. Uma boa estrada de terra era nosso caminho. Tudo estava excelente: belas paisagens, clima ameno, muito verde, passagens por córregos e riachos e um convidado especial: um Bicho Pau ou um Mané Mago se indetificou com Luciano. Não sei se existia alguma sinergia entre eles...mas, os dois pedalaram juntos por alguns quilômetros.
Estrada de Terra entre Caiçara e região do Ingá
Luciano e seu amigo "inseparável"
Foram 19 km até chegar à região do Ingá. Local de terra fértil e rodeada de Serras por todos os lados. O Ingá é um local belíssimo. Por estar na parte baixa de uma região de montanhas, todo o percurso ao cruzar a região era com muita água que decia das partes altas. Cruzamos diversos riachos, córregos e alguns trechos com lama, devido às chuvas que caíram na região.
Açude - região do Ingá
Um dos vários riachos que cruzamos - Região do Ingá
Após sairmos da região do Ingá, seguimos para encontrar uma parte da Trilha da Fantainha que nos levaria de volta para Ruy Barbosa. Foram 11 km até chegar de volta à Serra da Gameleira. Posso garantir que já passados 55 km de trilhas, foram difíceis 11 km de subidas e descidas intermináveis. Como se não bastasse, a última tinha um desnível de 85 metros em 800 metros de comprimento. Uma parede para escalar. Era para coroar todos que consiguiram vencer o desafio em estar em cima da bicicleta o tempo todo.
Trilha da Fantainha
Retornando para Ruy Barbosa / RN
Antes do final do percurso, após descermos a subida da Trilha da Fantainha que tinhamos evitado logo no início da pedalada, paramos em um rio para lavar as bicicletas. Algumas estavam irreconhecíveis e aproveitamos para tirar o excesso de lama. Foram 71 km de um percurso perfeito. O dia estava ótimo para a prática do Mountain Bike e aproveitamos bastante.
Pausa para uma limpeza nas bicicletas
Da esquerda para a direita: Ewerton, Ricardo, Nelson, Décio, Fagner, Luciano e Daril
Ah! Sabe aqueles domingos que você sai muito cedo de casa para pedalar e volta exausto, cansado...mas com um sorriso aberto e feliz por uma dia maravilhoso sobre duas rodas? Pois é, dia 15 de Maio foi um desses dias.

Comentários

  1. Mais uma trilha perfeita dos Amigos do Pedal! Que lindos visuais, Ewerton! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa turma e dez... São verdadeiros desbravadores das trilhas do RN. Fizeram uma ótima escolha saindo de Natal para desfrutarem estes belos visuais. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Ewerton e Sheyla, fiquei encantado com tantes belezes e niveis de condicionamento colocado a prova, desejo a todos os participantes muitas trilhas e novas aventuras, espero poder novamente poder pedalar com os AMIGOS DO PEDAL RN mais uma vez, irei voltar aos treinos, vida nova, trabalho novo e bike nova, então não falta mais nada hehehehe.

    www.ciclismomossoro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. De arrepiar o quengo essa trilha e suas belas paisagens, valeu Amigos do pedal. O sertao é nosso chão, o povo todo é nosso irmão; a trilha é o caminho do sertanejo. Railson Maniçoba(trilha rural)

    ResponderExcluir
  5. Cumpadi, eu realmente ja tinha lido. qnd puder quero ver se faço, com minha trupe. começando por uma de mointe alegre.
    Parabens pelo empenho em divugar o ciclismo.
    grd abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário