Trilha Cajazeiras - São Paulo do Potengi

Depois de algum tempo sem postagens, retornamos. Desde maio que não pedalávamos juntos pelas trilhas do RN. De maio até meados do mês de agosto, as chuvas atrapalharam bastante qualquer inciciativa em se fazer trilhas de mountain bike pelo estado. Resolvi retornar da forma que julgamos mais interessante... mapear trilhas novas. A região a ser desbravada não foi escolhida à toa e assim partimos para mais uma aventura.
Tinha avaliado a região a ser explorada anteriormente. Já há algum tempo queria pedalar pela área e descobrir uma forma de evitar a RN 203, rodovia que leva as cidades de Barcelona, Ruy Barbosa, São Tomé, entre outras, e chegar a essas cidades praticamente somente por trilhas. A RN 203 não oferece segurança alguma ao ciclista e evitá-la, era nosso objetivo.
Avaliando a região a ser explorada
Saímos da cidade de Cajazeiras, distrito de Macaíba, por volta das sete e meia da manhã. Éramos sete: eu, Sheyla, Décio, Daril, Fagner, Andréia e Nelson. Após três quilômetros em uma estrada de terra já existente no projeto Track Source, encontramos a primeira trilha que já tinha feito o levantamento anteriormente. Foram quatro quilômetros de uma boa estrada de terra e que nos levava à RN 203. Com apenas 1,5 km na rodovia, encontramos outra entrada à direita. 4 km de uma boa estrada de terra nos levava de volta à região escolhida.
3 Km de estrada de terra já existente no projeto tracksource
4 Km de estrada de terra que nos levava à RN 203
Após termos entrado nessa estrada, seguimos para a região de Pedra Branca. Pequena cidade entre São Pedro do Potengi e Santa Maria. Comunidade pertencente à São Pedro, recebe o nome da pedra de uma beleza ímpar e que ao longe pode ser facilmente visualizada.
Chegando à região de Pedra Branca, tentamos encontrar mais um trecho que nos fizesse ir de Pedra Branca para São Paulo do Potengi, sem precisar pedalar pela RN 203. Fizemos várias buscas e encontramos 1 km de Single Track que nos levava ao rio Potengi. A única estrada de terra encontrada, nos levava para a região da cidade de Santa Maria, o que estava muito fora do que planejávamos encontrar. Após algumas tentativas, resolvemos atravessar o rio Potengi e pedalar mais 1,5 km pelo asfalto, para logo em seguida entrar novamente à direita, sentido S. P. do Potengi.

Pedra Branca ao longe

Distrito de Pedra Branca - praça central

Single Track antes da travessia do Rio Potengi
Rio Potengi
Agora... era somente pedalar e curtir o visual. Dos três techos entre Cajazeiras e S. P. do Potengi  planejados, apenas o de Pedra Branca não saiu conforme imaginava. Daí em diante, pedalamos 16 km por um excelente estradão de terra, de chão batido e com muito verde até a cidade de São Paulo do Potengi.
Próximo à comunidade de Boa Vista - S. P. do Potengi

Chegamos à cidade de São Paulo do Potengi por volta do meio-dia. Resolvemos parar para um descanso e retornar para o quarto e último trecho a ser explorado. Minha intenção era encontrar uma trilha do outro lado da RN 203, que ligasse as cidades de Bom Jesus a de São Tomé. Pedalamos mais 5 km pela rodovia e entramos à esquerda, em outra estrada de terra que ainda não consta no projeto Track Source. Foram 9,5 km no total. Os primeiros 4 km foram bastante animadores e tudo levava a crer que encontraríamos o quarto trecho a ser explorado. Após esses primeiros 4 km, a estrada de terra começou a se formar em "U" e retornamos para a RN 203. Não alcançamos o objetivo... mas, mais uma estrada de terra a acrescentar para o projeto Track Source.
Estrada de terra mapeada para o projeto tracksource
Retornando à RN 203
Pronto! O que tinhamos de explorar naquele dia, já tinha sido explorado. Retornamos à cidade de Cajazeiras pela RN 203. Foram 35 Km pela rodovia e confesso...definitivamente, não gosto de pedalar com a tensão constante de carros passando muito próximos. É uma pressão pedalar naquelas condições e realmente não me agrada.
Retornando para a cidade de Cajazeiras
Enfim, foi um ótimo dia de trilhas. Pedalamos ao todo 92 km entre trilhas e asfalto. Foram 23 km de novas estradas de terra  e 1 km de single track para o projeto Track Source. Com essas novas descobertas, será possível ir para as cidades de Santa Maria, São Pedro do Potengi, São Paulo do Potengi, Riachuelo, Ruy Barbosa, Caiçara do Rio do Vento, São Tomé e outras, por trilhas, saindo de Natal. Provavelmente, muito próximo a 85 % do percurso poderá ser pedalado por trilhas e estradas de terra. Agradeço aos que me acompanharam em mais uma aventura e para todos que de alguma forma apreciam o mountain bike, espero ter trazido boas imagens e  incentivo para a prática do esporte.