Trilha Sítio Novo - Santa Cruz

Saímos em busca de mais colaborações ao projeto Track Source. Tinha ficado a vontade de voltar à região desde a última postagem. Queriamos subir novamente a ladeira do Sítio Carrapateira, mas dessa vez por outro percurso.
Como já é de costume, saímos Eu, Daril, Luciano, Sheyla e Décio bem cedo da manhã com destino ao local escolhido. Desta vez fomos à cidade de Sítio Novo, localizada a 100 Km de Natal. Antes... parada em Tangará para um bom café da manhã.
Por volta das oito horas iniciamos o percurso. O clima mudou derrepente e uma breve chuva nos acompanhou durante os primeiros 7 Km. Clima agradabilíssimo e a promessa de que, desta vez, o sol seria um aliado e não vilão. E assim foi até chegarmos em Santa Cruz. Segundo Décio, homem acostumado ao sertão, existia vários indícios de que as chuvas estavam caindo na região e, de fato, as estradas de terra estavam ótimas para pedalar e permaneceram assim nos 25 km entre Sítio Novo e Santa Cruz.
No detalhe: uma jibóia morta à beira da estrada nos chamou a atenção.

Sítio Novo - Santa Cruz
Após 15 km encontramos o primeiro percurso a ser explorado. À nossa frente a imagem do Santuário de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade de Santa Cruz, já se via ao longe. Encontramos 7 km de uma boa estrada de terra. Após uns 500 metros de trecho de bike, a estrada se abria e se revelava. Bom trecho para pedalar e que nos levava à região de Fonte, pequeno distrito da cidade de Santa Cruz. 
No detalhe o Santuário em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade de Santa Cruz
7 km estrada de terra indo para Santa Cruz.
Chegamos à cidade de Santa Cruz por volta das dez horas. Rápida parada para nos abastecermos de água suficiente para enfrentar o restante do percurso. De Santa Cruz até chegarmos de volta a Sítio Novo, passaríamos apenas por pequenos vilarejos e o melhor era se previnir. Partimos para mais um percurso não existente no projeto Track Source e que nos levaria ao Açude Inharé. Uma boa estrada de terra de 5 km. Larga, chão batido, boa rolagem caraceterizava a estrada que nos levava ao local.
Estrada de terra - no detalhe: Açude Inharé - Santa Cruz/RN
Começamos a subir 16 km até a região de Salgadinho, distrito da cidade de São Tomé. Descobrimos 2,5 km de uma excelente estrada na região e que diminui em 4 km a distância entre Santa Cruz e São Tomé. Mais uma colaboração ao projeto de uma boa estrada de terra.
Subindo ao topo das Serras
Chegamos como planejado. Ao meio dia estávamos em cima da Serra e resolvemos parar para descansar à sombra de uma algaroba. Quebramos o silêncio do local com nossas conversas e logo chamamos a atenção dos habitantes. Após alguns contatos, descobrimos um oásis em cima da serra. Lá, estavam D. Lúcia e Seu Luiz, moradores locais que nos ofereceram, vejam só, feijão verde e acompanhamentos. Em dois tempos estávamos juntos ao redor da mesa...
Almoço revigorante em cima da Serra  - região de Salgadinho
Após o almoço e um breve descanso, retornamos em busca de um atalho que nos levasse direto para o Sítio Carrapateira. Encontrando, diminuiríamos aproximadamente 8 km no total do percurso. Após 1,5 km, encontramos sem maiores dificuldades a entrada. Foram 2,5 km em um trecho bastante acidentado, muita pedra, pedalável em poucos trechos, mas que recomendo como Trekking. Foram quarenta e cinco minutos para completarmos o percuro. Valeu pela colaboração ao projeto Track Source, mas, pelalar os 8 km a mais seria menos cansativo. Ao final do trecho tínhamos a ladeira do Sítio Carrapateira para enfrentar. A energia gasta no percurso de Trekking fez falta ao subi-la. Daril não conhecia o trecho, pois não tinha participado da última postagem. Eu, Sheyla, Luciano e Décio já sabíamos o que iríamos enfrentar e concordamos que precisamos chegar mais inteiros em outra oportunidade para encarar a laderia que, recomendo, impõe respeito...
Percurso de 2,5 km até o Sítio Carrapateira
subida do Sítio Carrapateira
Já pedalado mais de 60 km e após descermos ao Sítio Carrapateira e subido novamente ao topo das Serras, estávamos na Serra Bonita, excelente local para a prática do Mountain Bike. Da Serra Bonita fomos à Serra da Tapuia para posteriormente retornarmos à cidade de Sítio Novo e completarmos cerca de 80 km de muito Mountain Bike. Quero agradecer, mais uma vez, aos amigos inseparáveis que me acompanharam em mais um dia que, certamente, ficará boas recordações sobre duas rodas. Até a próxima...

AGRACECIMENTOS:
Drogaria Santa Fé - Suplementos e Vitaminas
Proshock 
APOIO:
Terral Esporte e Aventura
Postos Cirne

Comentários

  1. Como é o costume de vocês, mais um belo pedal. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  2. Ewerton meu amigo,
    Obrigado por nos mostrar mais essas belas imagens do verão na região da Borborema Potiguar.
    Um grande abraço e parabéns a todos os participantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário