Trilha Jardim de Angicos

Nascida à margem esquerda do Rio Ceará-Mirim, a cidade de Jardim de Angicos está a cerca de 110 Km de Natal, capital potiguar. Como várias outras cidades do interior do Rio Grande do Norte teve seu surgimento a partir da criação de gado. Em 1894, as águas do Rio Ceará-Mirim, um dos maiores responsáveis pelo nascimento do então povoado Jardim, transbordaram e uma grande enchente desmoronou praticamente toda a vila.

Resolvemos sair da cidade de Ruy Barbosa e pedalar até Jardim de Angicos para depois retornarmos ao ponto de partida. Após os primeiros 10Km, teríamos uma estrada de terra que nos levaria a cidade de Cachoeira do Sapo sem precisarmos pedalar pela BR 304. O levantamento desse possível trecho foi feito previamente utilizando recursos do Google Earth. A trilha realmente existe, mas encontra-se muito fechada por não ser mais usada pela população de Cachoeira do Sapo. Verificamos que não teríamos sucesso e resolvemos seguir pela BR 304 até a cidade.
Ponto de partida - cidade de Ruy Barbosa

Saída do percurso - Cidade de Ruy Barbosa
Trecho antes utilizado pela população de Cachoeira do Sapo
Chegamos em Cachoeira do Sapo e logo partimos para Jardim de Angicos. Foram 15 Km por um estradão de terra com pedras soltas e vegetação seca até a cidade. Trecho tranquilo para pedalar, mas com muitos solavancos devido às irregularidades do terreno.
BR 304
Estrada de terra entre as cidades de Cachoeira do Sapo - Jardim de Angicos
Chegamos em Jardim de Angicos por volta das onze horas da manhã. Uma breve parada para enfim mapearmos a trilha que nos levaria a cidade de Caiçara do Rio do Vento. Entre essas cidades não havia nenhuma estrada de terra ou trilha que as ligasse no projeto Track Source, e nosso objetivo era interligá-las. Encontramos 7 Km de uma trilha para veículos com tração nas quadro rodas e excelente para o Mountain Bike. A vegetação seca e o sol forte não tiraram o brilho da descoberta. O que hoje é um trecho muito seco se transformará e uma excelente trilha ao cair as primeiras chuvas, podem ter certeza...
próximos a Jardim de Angicos
Jardim de Angicos
7 Km de trilhas entre Jardim de Angicos e Caiçara do Rio do Vento
A saída da trilha nos levava próximo à Fazenda Santo Domingo, distante 9 Km de Caiçara. Chegamos com o sol a pino à cidade e resolvemos almoçar antes de voltarmos para Ruy Barbosa. Por volta de uma e meia da tarde iniciamos o percurso... sol forte e uma imensa subida até a Serra da Gameleira para depois descermos ao ponto de partida.
Retornando para a cidade de Ruy Barbosa
Foram ao todo 75 Km de trilhas e estradas de terra. Percurso rápido, com boas estradas de terra e com mais uma descoberta para o projeto Track Source. Participaram comigo nessa trilha os amigos Luciano, Décio, Dener, Harry e Erik Wolla. Obrigado a todos pela companhia e até novas descobertas.

Comentários

  1. Obrigado por ser convidado para uma aventura inesquecível pedalando o sertão do nordeste e por toda ajuda. Espero que vai aparecer oportunidades para outros pedaladas no futuro também! Abraços Erik W.

    ResponderExcluir

Postar um comentário