Ciclo Viagem Natal - Sagi - Natal

Há muito tempo desejava chegar a Natal, vindo de Sagi, somente por trilhas. Queria encontrar uma nova rota para chegar a capital potiguar que não fosse pelo litoral, criando uma alternativa por trilhas e estradas de terra. Conseguimos...


Praia do Sagi

Desconheço, até então, que alguém já tivesse chegado a Natal de Mountain Bike sem pedalar pelo litoral, vindo da praia do Sagi, na divisa com o Estado da Paraíba. Fizemos a ciclo viagem em dois dias. No primeiro, saindo do posto Emaús, foram aproximadamente 90 Km pela BR 101 até a ultima praia do litoral sul potiguar. No segundo dia, 117 Km de muita trilha, trechos de mata fechada e de belo visual.

Posto Emaús - BR 101
Primeiro dia da ciclo viagem
Próximos à  Sagi

Saímos da praia do Sagi por volta das sete horas da manhã. Conhecia aproximadamente, devido às várias vezes que visitei a região, 80 % de todo o percurso do segundo dia até chegar a Natal por trilhas e estradas de terra. Faltavam os 20 % que, asseguro, foram de belas imagens e ótimo percurso. Após um excelente café da manhã, partimos para a travessia do Rio Cunhaú, na praia de Barra de Cunhaú. O percurso inicial era característico da região dos canaviais, estradas largas de piçarro e com boa rolagem. Saímos próximo a pista de pouso da Usina de Açucar Baía Formosa, na RN 062, que liga a praia de Baía Formosa à BR 101.
RN 062 - sentido Baía Formosa
Após 20 Km chegamos à fazenda que nos levaria à travessia do Rio Cunhaú. Foram 7 Km de estradas de terra essenciais para que não pedalássemos pelo litoral e, então, começarmos o percurso para chegar a Natal somente por trilhas.
7 KM pela fazenda até a travessia do Rio Cunhaú
Balsa (travessia Rio Cunhaú)
Desse ponto em diante, somente estradas de terra e de trilhas fechadas nos aguardava. Em 5 Km chegamos em Vila Flor. Na região passamos por uma trilha de quase 900 metros de mata fechada. Fiz questão de passar por ela durante a ciclo viagem para que todos conhececem esse trecho que tinha descoberto em outra ocasião (Postagem Catu - Terra de Potigures e Cariris).
Estrada da terra para Vila Flor
Cidade de Vila Flor
Trecho de mata fechada em Vila Flor
De Vila Flor, seguimos sentido à cidade de Goianinha. Não passamos pela cidade, pois nosso destino seria a cidade de Arês, onde teríamos uma parada para almoçar. Até Goianinha, foram 17 KM de estradas de terra e, com as últimas chuvas, de muito verde em nossa volta.
17 Km de estradas de terra até as proximidades da cidade de Goianinha
Após cruzarmos a RN 003, seguimos para a cidade de Arês, passando pela Usina de Cana de Açucar Estivas. Já estava se aproximando o meio dia e já tínhamos acordado que, com o sol a pino, pararíamos para almoçar e descansar para continuarmos o último trecho do percurso até Natal.
No detalhe: Usina de Cana de Açucar Estivas
Almoço na cidade de Arês
Faltavam 17 KM para chegarmos à cidade de Nísia Floresta. Chegamos em Nísia por volta das quatro horas da tarde. De Arês até Golandim, à beira da RN 002, passamos pelo trecho que até então não conhecia. Ótimo trecho para pedalar, boas descidas e, por que não...boas subidas. Fiz diversos vídeos que em breve estarão disponíveis.
Saindo de Arês sentido Golandim
próximos à cidade de  Nísia Floresta
cidade de Nísia Floresta
Chegamos a Natal por volta das cinco horas da tarde pela BR 101. Ao todo foram 28 ciclistas que participaram da ciclo viagem. Todos saíram no Sábado, cada um no seu ritmo e de acordo com sua disponibilidade de tempo e condição física. Parabenizo todos pela aventura em fazer NATAL - SAGI - NATAL em dois dias. Meus sinceros agradecimentos, pela confiança, a todos aqueles que resolveram me acompanhar na aventura de chegar a Natal somente por trilhas e estradas de terra no segundo dia. Aos que retornaram pela BR 101, minha admiração e valorização pelo objetivo alcançado. Agradecimento especial ao Paulo, do Condomínio Praia do Sagi, pela cordialidade e presteza como atendeu a todos os ciclistas, o qual recomendo.
Condomínio Praia do Sagi (84) 3244 5055.
Um abraço a todos e até próximas aventuras.
Percurso SAGI-NATAL por trilhas e estradas de terra

Comentários

  1. Prezados Amigos do Pedal
    Vocês são surpreendesnte mesmo, venho mais uma vez agradecer os esforços desta equipe Ewerton, Sheila, etc. Pelo evento realizado com grande sucesso. ass. Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sem ter estado com o grupo durante todo o percurso, fiquei muito feliz por ter participado desta aventura. Parabéns a todos por mais um momento de confraternização, lazer, saúde, etc.

    ResponderExcluir
  3. o percurso foi muito bom,com vários tipo de
    terrenos{mata fechada,um pouco de subida,
    areia,cascalho e etc..}espero que os ciclistas
    que participaram do evento,continuem contactando
    com amigos do pedal para que podermos fazer
    mais uma aventura*****ass; GALADINHO.

    ResponderExcluir
  4. Percurso sensacional!!! muito obrigado pelo convite, espero está nas próximas aventuras. Rogerio Lacerda

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ter aguentado o percurso todo desta vez,na próxima estarei pronto,a viajem fui muito boa e contagiante! Ass: Felipe.

    ResponderExcluir
  6. Pelas fotos percebi que foi sensacional o percurso! Vou providenciar o conserto da minha simplória bike e fazer um esforço para acompanhá-los na próxima empreitada. Parabéns a todos!
    Ass: Giuseppe Rolemberg

    ResponderExcluir
  7. Estamos de parabéns por mais uma aventura.Foi um pedal maavilhoso,parabenizo a todos que participaram. Show de bola !

    ResponderExcluir
  8. Quando será o próximo..comecei os treinos...

    ResponderExcluir
  9. Ótima aventura de bike. Parabéns para Veto e a mulher da cobra ( sheilinha ). Tô na próxima.Marcos Fernandes, Natal-RN.

    ResponderExcluir

Postar um comentário