Ciclo Viagem Natal - Caicó 2012 (2º dia - Santa Cruz a Acari)

Manhã ensolarada em Santa Cruz no dia 21 de Julho, bem diferente de quando saímos de Natal no dia anterior, com céu nublado e com ameaça de chuva. Após uma boa noite de sono, estávamos prontos às sete e meia da manhã para darmos início ao que seria o percurso mais difícil da ciclo viagem. Tínhamos pela frente 105 KM até Acari, desses, os primeiros 60KM somente de trilhas e estradas de terra.

O percurso do primeiro dia da ciclo viagem foi predominantemente plano, apesar de que, para se começar a ver a estátua de Santa Rita de Cássia, exige-se um pouco mais de esforço, em um trecho com subidas e descidas se alternando até chegarmos à Santa Cruz. 
Saímos de Santa Cruz um pouco mais tarde do que o ideal para enfrentarmos o percurso acidentado que tinha sido planejado.
Cruzamos a cidade de Santa Cruz e em 7KM estávamos pedalando por estradas de terra.
cidade de Santa Cruz
Deste ponto em diante, teríamos ceca de 21 KM de subidas até a cidade de Campo Redondo. A vegetação muito verde e a topografia acidentada da região nos deixavam maravilhados e felizes por estarmos naquele local. 
Início estrada de terra



Muito verde durante todo o percurso
Tinha planejado um percurso até a cidade de Campo Redondo, mas por sugestão de um morador local resolvi que deveríamos seguir por uma estrada de terra que não constava no mapa. 
trecho que sairá na próxima atualizaçao do projeto tracksource


Foram 4 KM de uma excelente estrada de terra, com subidas intermináveis... mas que a cada metro no presenteava com um belo visual. Esse trecho sairá na próxima atualização do projeto tracksource. 
Cerca de 25 KM pedalados desde Santa Cruz... chegávamos à parte mais alta do percurso entre Santa Cruz e Campo Redondo. Chegamos por volta das dez e meia da manhã em Campo Redondo após 2 KM de descidas. Rápida parada para repor água.
Próximos à cidade de Campo Redondo
Cidade de Campo Redondo
De Campo Redondo até a cidade de Povoado Cruz pedalaríamos por um percurso de 30 KM que pouco ou quase nada conhecia. Tinha feito o plenejamento todo pelo Mapsource (software para edição e envio de mapas e rotas para GPS da marca Garmin) e daquele ponto em diante o GPS era o meu guia. Aos poucos, a medida que nos afastávamos da cidade de Campo Redondo, a vegetação ia mudando... o verde que nos acompanhava desde a saída em Santa Cruz ia dando lugar a uma vegetação de tom amarelada, mais seca e rasteira. As estradas de terra de chão batido deram lugar a estradas de terra com muitas pedras e cascalhos. Fiz diversos vídeos desse trecho que em breve disponibilizarei na barra de vídeo do blog. Não passamos por nenhum lugarejo durante todo esse trecho e muitas casas e propriedades encontravam-se fechadas ou abandonadas.
saída de Campo Redondo


techo com muita pedra solta
À 16 KM da cidade de Povoado Cruz, estávamos na parte mais alta do percurso, à 550 metros de altitude em relação ao nível do mar. 
à 550 metros em relação ao nível do mar
Altimetria percurso entre Santa Cruz e Povoado Cruz
Deste ponto em diante, saímos serpenteando a serra em uma infinidade de subidas e descidas mais semelhante a um grande tobogã. Em alguns trechos a velocidade da descida era suficiente para subirmos a ladeira seguinte praticamente sem nenhum esforço. A essa altura o sol já se posicionava em seu ponto mais alto e uma parada seria necessária...
tobogã

Aos poucos, após subidas e descidas, a cidade de Povoado Cruz ia surgindo e o açude principal da cidade começava a aparecer.
no detalhe: açude principal em Povoado Cruz
Açude em Povoado Cruz
Chegamos em Povoado Cruz por volta de meio dia e meia. Resolvemos almoçar na cidade para posteriormente continuarmos nossa ciclo viagem com destino a Acari, ainda distante 50 KM aproximadamente. Fomos recebidos com a gentileza e presteza que nos orgulha em sermos nordestinos. Stessel e Lúcia são daquelas figuras sertanejas que nos acolhe como se fóssemos filhos. Nunca tínhamos nos visto anteriormente, mas em minutos parecíamos estar em nossas casas... Nos foi servido um almoço dos deuses em seu restaurante. Um verdadeiro banquete em pleno sertão potiguar. Tomamos banho, descansamos e resolvi que somente com o sol mais brando é que retornaríamos a pedalar. 
Chegando em Povoado Cruz

Stessel e Lúcia ao centro: almoço em Povoado Cruz
Depois do merecido descanço, retornamos ao pedal de Povoado Cruz até Currais Novos, tínhamos apenas mais 3 KM de estradas de terra com saída na BR 226 à 10 KM da cidade. O único trecho totalmente de asfalto do dia seria entre as cidades de Currais Novos e Acari. Logo estávamos em Currais Novos, um centro regional com atividades econômicas na agricultura, pecuária e extração mineral. 
3 KM de estradas de terra até a BR 226
BR 226
Faltavam 28 KM de asfalto até a cidade de Acari. Confesso que não gosto de pedalar por rodovias, mas não posso deixar de admitir que pedalar pela BR 427, entre Currais Novos e Acari,  tem seus encantos... Bela paisagem durante esse percurso, trecho esse que se torna viável diante de uma ciclo viagem extensa de três dias e que necessita de uma logística quanto a paradas programadas e horários a serem atingidos.
BR 427
Chegamos ao entardecer em Acari em mais um dia da ciclo viagem. Foram 105 KM pedalados em que não modificaria nada no percurso, a não ser o horário de saída em Santa Cruz que julgo necessário sair um pouco mais cedo do que saímos. Chegamos satisfeitos em Acari pelo belo dia que passamos, repletos de belas imagens e recordações. Agora era descansar para concluirmos a ciclo viagem no dia seguinte com o trecho entre as cidades de Acari e Caicó.
entardecer na BR 427


Comentários

  1. Vocês são nota 1000, enfrentar uma maratona desta não é fácil. Porém todo trabalho que é feito com planejamento e determinação, termina com o atingimento da meta. O grupo de vocês foi um verdadeiro sucesso. Mesmo não estando com vocês, sempre esta vamos buscando informação e acompanhando mais esta vitória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário