Trilha Tangará - Sítio Novo

Tinha ficado a vontade de retornar à região de Tangará desde que passamos pela cidade no primeiro dia da ciclo viagem Natal - Caicó 2012. A intenção dessa vez era evitar os 5,5 KM que tivemos que pedalar pela RN 093, até a entrada da estrada de terra que nos levava à cidade de Santa Cruz.
Favorecidos pelo feriado da Independência do Brasil, saímos de Natal rumo à Tangará na manhã do dia 07 de Setembro. Programamos para iniciar a pedalada logo após o café da manhã no Restaurante Veneza em Tangará.

Éramos seis: Ewerton, Fagner, Luciano, Sheyla, Marcos Aurélio e Décio. Perdemos muito tempo durante o deslocamento entre Natal e Tangará. O movimento de veículos era intenso durante todo o percurso, devido ao feriado prolongado, e nos atrasamos um pouco em relação ao horário combinado para o início da pedalada. Nosso objetivo incicial era chegar à estrada de terra que utilizamos na ciclo viagem Natal - Caicó, sem pedalarmos pela RN 093, que liga Tangará à Sítio Novo. Após 6,5 KM pedalados por uma estrada de terra que consta no projeto tracksouce, após a Agrovila Mata Fome, estávamos em frente à entrada da trilha. 
Estrada de terra que dá acesso ao trecho após sair da cidade de Tangará ( 1º dia da ciclo viagem Natal a Caicó 2012)
RN 093 - trecho de 5,5 KM que não será mais utilizado durante o 1º dia da ciclo viagem Natal a Caicó/2013
Objetivo alcançado...agora era pedalarmos 9 KM pelo mesmo trecho que utilizamos para chegar à cidade de Santa Cruz, durante a ciclo viagem Natal - Caicó. A vegetação mudou bastante desde o dia 20 de Julho. Aproximadamente 45 dias depois de pedalarmos pela região, o que era muito verde deu lugar a uma vegetação bastante seca devido à ausência de chuvas, mas sem tirar a beleza do lugar.
Ausência de chuvas. Trecho entre a RN 093 e a estrada de terra principal que liga à cidade de Santa Cruz
Após aproximadamente 2 KM encontramos um pequeno trecho de 800 metros próximo a um açude, que resolvi mapear para o projeto, pois serve como atalho ao já existente e caracteriza-se como uma melhor opção de estrada de terra. Seguimos até uma fazenda às margens da estrada de terra principal que liga  a Santa Cruz. Após 1,5 KM saímos dessa estrada e entramos à direita no que seria, a partir desse ponto, novidade até a Serra da Tapuia, pois ainda não tinha pedalado pelo local, sentido Tangará - Serra da Tapuia -  Sítio Novo. 
Foram 4 KM em uma excelente estrada de terra. Belo visual nos acompanhava e rapidamente a vegetação e a topografia se modificava. Chegamos ao Sítio Rosa Seda e sua sede principal nos chamava a atenção. Construção imponente, com suas três belas palmeiras imperiais à sua frente, contrastando com a vegetação nativa do lugar. Aparentemente abandonada a propriedade, seguimos observando sua estrutura e passamos ao lado da sede, no sentido de um trecho de estrada de terra que já constava no mapa.
Sede do Sítio Rosa Seda
Foram 7,5 KM de uma estrada de terra que sugeri alterar para bike. Esse trecho inicia-se em um descampado que, logo ao cruzá-lo, se estreita e transforma-se naqueles locais excelentes para a prática do mountain bike. A estrada de terra transforma-se numa trilha que se estreita ao ponto de passar um biker de cada vez, em fila indiana. Piso característico do sertão: duro, com muitas pedras e galhos soltos sobre a trilha e, ainda, sendo presenteados com um belo visual das serras á frente.
Belo visual à frente na entrada da trilha
Casa abandonada
Aproximadamente na metade de toda sua extensão, a estrada se alarga um pouco, mas a vegetação rasteira, casas abandonadas e os galhos que se debruçam pela trilha, dão características de que se trata de uma estrada de terra que é muito pouco utilizada e, talvez, com o passar do tempo, somente a pé ou de bike seja possível cruzá-la.
Estrada de terra com características de pouca movimentação de veículos
Saímos em uma estrada de terra principal e seguimos para o lugarejo de Pau-de-Leite. Belo local na subida da serra e que recebe o nome de uma árvore característica da região. A essa altura, clima e vegetação eram completamente diferentes de quando saímos de Tangará. O calor e a vegetação rasteira deram lugar ao clima ameno e a vegetação característica de cima das serras.
comunidade de Pau-de-Leite. Ewerton, Marcos Aurélio e Sheyla
Seguimos rumo a um trecho de trekking constante no projeto tracksource. Nesse trecho diminuiríamos 2,5 KM no total da pedalada e era uma ótima oportunidade de conhecê-lo. Após alguns contatos locais, encontramos a entrada da trilha. Por 300 metros precisamos levantar as bikes e escalarmos a trilha, desviando das erosões e pedras. Belo lugar e que vale a pena o esforço em transpor os obstáculos e chegar ao topo da serra.
Single track antes do techo de aproximadamente 300 metros serra acima
Ponto mais alto da serra
Já na parte mais alta do percurso... agora era desfrutar da paisagem e curtir o visual da Serra da Tapuia. Em poucos quilômetros estávamos almoçando em um recém inaugurado restaurante em cima da serra, próximo ao Castelo da Tapuia.
Serra da Tapuia / RN
Visual de cima da serra
Resolvemos descer a Serra da Tapuia para a cidade de Sítio Novo por uma estrada de terra que consta no projeto e que não conhecia. Como já desconfiava, a estrada de terra já sofreu bastante alteração desde seu primeiro mapeamento. Hoje, o trecho que pedalamos está mais para Trekking do que até mesmo para bicicletas. Em algumas partes do percurso e, principalmente, no seu início, pedalar fica para os extremamente corajosos ou muito técnicos em descidas. É necessário descer das bikes e empurrar com segurança em diversos trechos, do que tentar pedalar e comprometer todo o restante do percurso com possíveis acidentes. Mas passados esses primeiros obstáculos, dá para pedalar em sua maior parte, curtindo o visual e descendo a serra por um bom trecho.
Descida para a cidade de Sítio Novo. Trecho próximo ao Castelo da Serra da Tapuia
Chegamos à Sitio Novo, repomos água e logo partimos por uma estrada de terra para a cidade de Tangará. O atraso no início da pedalada já comprometia o nosso retorno com sol claro e precisávamos nos apressar para chegarmos ainda com a luz do sol em Tangará.
Açude Público de Sítio Novo/RN em destaque
Eram 21 KM ainda a ser pedalados até chegarmos ao nosso ponto de partida. Ótimo estradão de terra desde a saída da cidade de Sítio Novo até o Sítio Bandeira, onde cruzamos e seguimos praticamente em linha reta até Tangará. Chão batido, boa rolagem e já com o sol a amenizar o esforço durante todo o trajeto da volta.
Estradão de terra entre a cidade de Sítio Novo e o Sítio Bandeira
Após 12 KM pedalados cruzamos uma estrada de terra que dava início a uma trilha em que levamos uma das maiores "surras" de mutucas da curta história do Amigos do Pedal RN. Foi no 1º dia da ciclo viagem Natal - Santa Cruz em Março de 2011. Sheyla, Luciano e Marcos Aurélio, logo que mostrei o local de nossa passagem naquele dia, recordaram do ocorrido e tenho certeza que os amigos Marcos Fernandes, Daril e Ricardo, recordam bem do que passamos e que se estivessem presentes rapidamente lembrariam da entrada daquele lugar.
Entrada da trilha durante a ciclo viagem Natal - Santa Cruz em Março de 2011
Serra da "surra" das mutucas em 2011
Chegamos ao entardecer em Tangará em pleno desfile de 07 de Setembro. Carros de som, militares, batedores, grupos escolares, bandas... festejo total em comemoração ao feriado da Independência. 
chagada ao entardecer em Tangará/RN
Chegamos satisfeitos pelas descobertas e colaborações ao tracksource, que provavelmente sairão na próxima atualização do projeto e por mais um dia de aventuras sobre duas rodas e, certamente, de boas recordações. Ao todo foram 72 KM pedalados. Agradeço a companhia dos amigos que estiveram comigo e até novas colaborações.
Em sentido horário. Ewerton (ao centro), Marcos Aurélio, Fagner, Luciano, Décio e Sheyla.
Um ciclo abraço.


Comentários

  1. Fizemos uma trilha para São Jose de Campestre no dia 5 e retornamos no dia 6. Estávamos relativamente próximos de vocês. Inclusive encontramos com o Fagner que nos visitou na pousada onde estávamos. Mais uma vez parabéns a todos.

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  2. Muito show, Ewerton! Quantos km no total?

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