Trilha Natal a Santa Cruz ( 130 KM )

Quarta-feira, dia 03 de Outurbro de 2012. O dia amanheceu ensolarado no feriado estadual dos Mártires de Uruaçu na capital potiguar. Aproveitamos a data para fazermos Natal a Santa Cruz por trilhas e estradas de terra com um grupo maior de amigos que toparam conhecer o trecho que fizemos no primeiro dia da Ciclo Viagem Natal a Caicó 2012. 
Na hora marcada, estávamos em nosso ponto de partida para mais um dia de pedal pelas trilhas e estradas de terra do Rio Grande do Norte.
Saímos de Natal um pouco depois do horário combinado, mas nada que atrapalhasse a logística programada para o dia. Inicialmente, pedalamos 15 KM até chegarmos à primeira estrada de terra, entre Parnamirim e Cana Brava, distrito da cidade de Macaíba. 
Estrada de terra entre Parnamirim e Cana Brava
Planejamos a primeira parada aos 36 KM, desde o ponto de partida até a cidade de Traíras. Parada estratégica, pois daquele ponto em diante, até chegarmos à RN 120, teríamos 32 KM somente de trilhas e estradas de terra sem praticamente nenhum ponto de apoio.

Estrada de terra logo após saírmos da cidade de Traíras
De traíras até à RN 120, praticamente pedalamos paralelos à BR 226, rodovia federal que liga Natal às principais cidades da região do Seridó.
A variação do terreno caracteriza esse trecho. Largas estradas de piçarro, solo arenoso e trechos de areia batida alternam-se a todo instante. As mudanças no solo impõem um desgaste maior a todos e com o sol a demonstrar sua força, era prudente evitarmos paradas até nosso próximo destino, a cidade de Serra Caiada.
Diversos tipos de terreno caracterizam o trecho entre a cidade de Traíras e a RN 120
Um pouco antes de chegarmos à RN 120 apresenta-se um belo trecho de estrada de terra. Areia branca, vegetação rasteira e ao longe a topografia, até então plana desde nossa saída. A topografia mudaria até nosso destino final.
Trecho de terra de areias brancas um pouco antes de chegarmos à RN 120
RN 120. Ao longe a serra que dá nome à cidade de Serra Caiada
Chegamos ao local da segunda parada de nosso percurso. Após 38 KM pedalados desde a cidade de Traíras e à 75 KM já acumulados de pedal, Serra Caiada era nosso local para repor as energias. Faltavam 15 KM pela BR 226 até chegarmos à cidade de Tangará, local onde almoçaríamos e retornaríamos após um descanso. Pontualmente, às duas horas da tarde, retornamos ao trecho final.
Assim como entre Traíras e Serra Caiada não há ponto de apoio, entre Tangará e Santa Cruz não existe nenhum local onde pudéssemos encontrar algo para se beber ou se alimentar. 
Partimos por uma estrada de terra que nos levava à travessia da RN 093, que liga a cidade de Tangará à cidade de Sítio Novo. Apenas passamos de um lado para o outro da rodovia. 
trecho entre a cidade de Tangará e a RN 093
Deste ponto em diante, após a travessia da RN 093, toda alternância de terreno que encontramos desde nossa saída acabara. Dali pra frente, somente estradas de terra de chão duro ou piçarro nos aguardavam. A recompensa era bem vinda e era visível a alegria de todos durante o trecho que se apresentava.
Boa estrada de terra após cruzarmos à RN 093
Mas, para se avistar  a imagem de Santa Rita de Cássia, exige-se um esforço físico ainda maior. 
A característica da topografia se modifica durante o trajeto de Natal até chegarmos à cidade de Santa Cruz. Até então tínhamos pedalado 90 KM entre Natal e Tangará. Trecho praticamente plano.  De Tangará em diante, são 35 KM até Santa Cruz, desses, 18 KM são de subidas e descidas se alternando até o destino final.
Somente aos 4 KM da cidade de Santa Cruz é que se avista, pela primeira vez, a imagem de Santa Rita de Cássia.
Uma das muitas subidas que encontramos durante os 18 KM finais até à cidade de Santa Cruz
A paisagem também modificara bastante desde a nossa saída. De Natal até a cidade de Tangará, temos uma vegetação rasteira e espassa. A partir da cidade de Tangará é que a vegetação muda bastante. Agora, víamos serras com vegetação mais densa, que mesmo com ausência de chuvas não tira a beleza do lugar.
Próximos ao nosso destino final


Chegamos à Santa Cruz por volta das quatro horas da tarde. Ao todo foram 130 KM pedalados entre Natal e Santa Cruz. Ocorreu tudo como planejamos e a satisfação em completar o percurso era visível em todos.
Agradeço a todos pela confiança, em terem acreditado na logística das paradas e espero que tenham tido mais um belo dia de pedal pelas trilhas e estradas de terra de nosso estado. 
Agradecimento especial ao Júnior, da LM Bike, pelo apoio dado a todos nós na cidade de Tangará e, principalmente, pela simpatia e presteza que nos foi dada
Ao fundo imagem de Santa Rita de Cássia - Santa Cruz/RN

 Um ciclo abraço e até a próxima...

Comentários

  1. Grande Ewerton, como sempre trilhas maravilhosas.
    Mais uma vez parabéns a todos.

    Abs,

    Nilvan

    ResponderExcluir
  2. Quando tiver outra dessa é só avisar que coloco água na mochila e abra porteira do cadeado. João Augusto

    ResponderExcluir
  3. Estava programado para ir, porém tive um problema no trabalho e não foi possivel participar. este caso do cadeado já rendeu muitos comentários...
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  4. amigo... não deixe de nos avisar qd for realizar esses pedais ok?! linda as fotos e pedal maravilhoso!!! parabens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário