Ciclo Viagem Natal - Parelhas 2016 (Enfim conseguimos.....)

Um ano tinha se passado, e a vontade de chegar a Parelhas ficou nas nossas mentes durante todo esse tempo. Não tínhamos conseguido chegar... ficamos em Carnaúba dos Dantas em 2015, mas... finalmente, em 2016 realizamos com sucesso essa ciclo viagem, mas para isso, mudei o percurso e uma nova barreira se apresentava e lá estávamos juntos para mais um desafio...

Planejei fazer a ciclo viagem em dois dias dessa vez. Em 2015 tinha planejado em três dias, mas entre as cidades de Acari e Parelhas, um trecho próximo a Carnaúba dos Dantas impossibilitou que chegássemos ao nosso destino. Porém, para realizarmos essa ciclo viagem em dois dias, um desafio foi lançado: pedalar 175 KM entre Natal, capital Potiguar, e Nova Floresta/PB.

1º Dia - Natal a Nova Floresta (175 KM)
Para atingirmos tal façanha, um cronograma foi lançado e tínhamos que segui-lo. Primeiro, tínhamos que sair muito cedo de Natal, marcamos às 04:30, saímos às 04:45. Primeira parada aos 57 KM em Síto Santa Cruz, povoado de Vera Cruz. Rápida parada e seguimos até São José do Campestre, distante 100 KM do local de nossa saída. De Campestre tínhamos mais 41 KM até Japi, local de nossa parada pra almoço e já completados 141 KM.
Região de Japi/RN
Japí/RN
De Japi até Nova Floresta são 39 KM, mas antes tínhamos que chegar a Cuité no KM 28. Chegar a Cuité na Paraíba, saindo de Japi, sempre é uma grande alegria, mas para isso, precisamos subir uma ladeira de 4,2 KM que castiga, e muito! Principalmente a nós que chegamos ao seu início já pedalados mais de 160 KM. Foi sofrido.... mas quem é ciclista sabe: quanto mais difícil e desafiador... melhor é! Pelo menos para nós, é assim que funciona. Chegamos ao entardecer, todos estampavam a alegria e a satisfação em chegar lá em cima, e confesso: não é fácil subir, ainda mais já desgastados com tanta quilometragem...
Subida de Cuité/PB vindo de Japi/RN
Cuité/PB
De Cuité até Nova Floresta são apenas 09 KM de asfalto pela BR 104. Trecho plano e rápido. Chegamos à pousada ao anoitecer e o nosso objetivo tinha sido alcançado: 175 KM pedalados. Desde a cidade de Parnamirim, na grande Natal, que só pedalávamos por estradas de terra e trilhas e agora tínhamos um marco em nossas ciclo viagens, um recorde, a maior distância tinha sida estabelecida: Natal - Nova Floresta (175 KM).
Pousada em Nova Floresta/PB

2º dia - Nova Floresta a Parelhas  (100 KM)

Saímos de Nova Floresta por volta das oito horas. Partimos sentido a Santa Luzia do Picuí, a aproximadamente trinta minutos de pedal. Nova Floresta fica na parte alta da Serra e até Santa Luzia o percurso é plano com excelentes estradas de terra. A vegetação seca por ausência de chuvas e o calor das primeiras horas da manhã deram o tom do segundo dia da ciclo viagem. Após 3,5 KM de Santa Luzia paramos para uma foto do ponto mais alto em altimetria dessa ciclo viagem, o Açude Várzea Grande em Picuí/PB, infelizmente seco...
Açude Várzea Grande ao longe - Picuí/PB

Após rápida parada para fotos, seguimos para Frei Martinho, local de nossa primeira parada estratégica, cerca de 38 KM do nosso local de saída. Nesse trecho, as estradas de terra são muito cheias de pedras soltas, cascalho, erosões... e o clima seco e quente são companhia frequente. Mas tudo tem sua beleza e todos compartilharam da mesma alegria e satisfação em poder pedalar por essa região tão característica do sertão nordestino.

Às dez e meia chegamos a cidade de Frei Martinho, parada para reabastecer, pois de Frei Martinho em diante, até a Cidade de Carnaúba dos Dantas, não haveria nenhum local para reabastecimento e pegaríamos o trecho mais quente de toda a viagem. Da cidade de Frei Martinho à Carnaúba dos Dantas, tínhamos 34 KM de distância. Seguimos por uma estrada de terra que nos levava ao  Ermo, povoado de Carnaúba dos Dantas.
Estrada de terra Frei Martinho/PB - Povoado Ermo/RN 

Chegamos em Carnaúba dos Dantas pela RN 288. Apenas 9 KM até o local onde íamos almoçar. Antes tinha planejado uma visita ao Castelo de Bivar, mas pelo adiantado da hora, tivemos que adiar para outra oportunidade... Chegamos por volta de uma hora da tarde no restaurante... Após um almoço, era hora de conhecermos o ponto alto da viagem, o Monte do Galo. Não só porque é uma subida curta e íngreme, mas principalmente por tratar-se de um ponto turístico para religiosos e devotos de Nossa Senhora das Vitórias. Inaugurado em 1927, o Monte do Galo recebe devotos de todas as partes do Rio Grande do Norte e região.
Visual no alto do Monte do Galo - C. dos Dantas/RN




Monte do Galo - Carnaúba dos Dantas/RN

Pronto! Agora era descer e seguir para Parelhas. Faltava pouco para realizar o desejo engasgado há mais de um ano. Apenas 27 KM até o nosso destino final por largas estradas de terra, mas antes... uma visita ao Açude Boqueirão, considerado o segundo maior açude em capacidade do Rio Grande do Norte, com 85 milhões de metros cúbicos em sua plenitude. 
Açude Boqueirão em Parelhas/RN 


Chegamos na pousada em Parelhas às dezesseis e cinquenta, antes mesmo do que o planejado. Enfim conseguimos concluir a ciclo viagem de Natal até Parelhas. O desejo tinha sido realizado e agora era comemorar o sucesso da viagem. 
Parelhas/RN


Agradecer a todos que confiaram na programação dos dois dias, principalmente pela longa quilometragem do primeiro dia e mais ainda pela satisfação em poder compartilhar mais excelentes momentos em boas companhias em mais uma ciclo viagem... Até a próxima.

Comentários