Ciclo Viagem Serra de São Bento

Por alguns momentos achei que tivesse que mudar as datas dessa ciclo viagem. Há quase quinze dias ininterruptos que chovia em Natal e região, a ponto de considerar a possibilidade de mudança de datas, algo viável pela primeira vez... Mas já estava tudo pronto: pousadas, logística... etc. E não é que as chuvas cessaram três dias antes! Assim fomos, nos dias 14 e 15 de Julho para mais uma ciclo viagem.
1º dia - Natal - Santa Cruz (136 km)
Dia bom de sol e clima ameno na capital potiguar. Do local marcado, saímos às 05:45 da manhã para mais uma aventura. Esse percurso escolhido para o primeiro dia já era bem conhecido da maioria dos participantes. Desde a primeira vez que fomos à Santa Cruz, em 2011, que utilizava esse percurso entre Natal e Santa Cruz como referência, com pouquíssimas alterações de uma para outra ciclo viagem. Seguimos sentido a cidade de Traíras, distrito de Macaíba, distante 44 Km do local de saída e ponto para a primeira parada. Desse ponto em diante, até a cidade de Serra Caiada, apenas estradas de terra seriam nossa companhia e claro, um belo visual durante o percurso...
Trecho entre as cidades de Traíras e Serra Caiada



Com 82 Km pedalados e por volta das 10:30 chegamos a cidade de Serra Caiada. Uma parada estratégica para repor água e lanche rápido para seguirmos mais 19 Km até a cidade de Tangará, local de nossa parada para almoçar. Após o almoço fomos para o sítio de Júnior, amigo de longa data e que gentilmente nos cedeu o local para um descanso após o almoço.
Local de descanso após o almoço em Tangará/RN
Descansados, agora era partir para o melhor trecho do percurso entre Natal e Santa Cruz. De Tangará em diante a vegetação, o solo e a topografia mudam bastante. O que era antes vegetação rasteira, estradas de terra um tanto arenosas e plano, passa agora a ter uma vegetação mais densa, estradas de terra de chão batido de excelente rolagem e um sobe e desce, que mais parece um tobogã, até a chegada em Santa Cruz. Antes, uma subida até a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade e considerada a maior imagem católica do Mundo.

Imagem de Santa Rita de Cássia ao longe

Imagem de Santa Rita de Cássia

Santuário de Santa Rita de Cássia - Santa Cruz/RN

Chegamos a pousada em Santa Cruz ao entardecer. Tudo saiu como o planejado. Poucas alterações no percurso foram feitas entre Natal e Santa Cruz nessa oportunidade, como a subida até a imagem, ponto mais alto de todo o percurso que até então, em outras ocasiões, não tínhamos feito como parte da programação. Valeu a pena conhecer e boas lembranças ficaram do local. Lá de cima tem-se um visual belíssimo de toda a região da Borborema Potiguar.
Percurso entre Natal - Santa Cruz

Altimetria Natal - Santa Cruz

2º dia - Santa Cruz - Serra de São Bento (111 Km)
Dia nublado, friozinho na manhã do sábado, segundo dia da viagem. Agora, definitivamente, iniciaríamos "o percurso"  da viagem. Não que o dia anterior, entre Natal e Santa Cruz, não fosse parte integrante, que fosse apenas "deslocamento", para essa viagem entre Natal e Serra de São Bento, não era isso... É que o trecho de Natal a Santa Cruz já é bem conhecido nosso e o trecho entre Santa Cruz e Serra de São Bento é que era novidade e o que em breve estávamos a explorar.
Cidade de Santa Cruz/RN
Perfilados às oito horas da manhã, iniciamos mais um dia da ciclo viagem. Pedalamos 16 KM pela RN 091 até a cidade de São Bento do Trairi. Trecho rápido, pois somente asfalto ligava as duas cidades. Em cinquenta minutos chegamos. Dali em diante, só estradas de terra até o nosso destino final. 
São Bento do Trairi/RN

Assim que saímos da cidade de São Bento do Trairi, passamos pelo Açude Boa Fé completamente seco. Triste realidade que persiste ao povo sertanejo. Vê barcos no fundo do leito se desmanchando naquele chão de terra rachado, ressequido... nos dá a noção do longo tempo que as chuvas não caem na região e de que a seca é realmente implacável. Mesmo assim, com as poucas chuvas que tinham caído na região, a vegetação estava verde, abrilhantando todo aquele visual. Após 8 KM chegamos a subida dos camelos. Com 3.2 KM de extensão e com 28% de inclinação máxima, tínhamos à nossa frente o "cartão de visita" do que seria o percurso desse segundo dia da viagem, montanhoso. Ótima subida, com vários trechos de single tracks, pedras, vegetação exuberante... etc e a recompensa do visual lá de cima ao seu final.
Final da subida dos Camelos

Belo visual em cima da serra



Ainda descíamos um pouco até subirmos 3 KM para a localidade de Grujaú, distrito de Coronel Ezequiel/RN. Desse ponto em diante, até a cidade de  Cuité/PB, era pedalar sobre a chã da serra. Estávamos a 680 metros de altitude em relação ao nível do mar. Um belo visual lé em cima e ainda com a companhia do vento frio e clima ameno desde nossa saída de Santa Cruz.


Em 12 KM estávamos na cidade de Cuité/PB. Rápida parada para reabastecer, fazer um lanche rápido e partir para a cidade de Japi/RN, local do almoço. Mas, antes... uma novidade nesse percurso. Sempre que fizemos ciclo viagens entre essas duas cidades, Cuité/PB e Japi/RN, subíamos a serra no sentido Japí-Cuité. Agora, pela primeira vez, íamos descer a serra. Dessa vez nós estávamos fazendo o sentido contrário entre as duas cidades e a expectativa era grande. Após 4,2 KM de descida, lá embaixo conversávamos como foi bom descer, afinal, estávamos "acostumados" a sofrer toda vez que tínhamos que vencê-la para chegar a Cuité, vindo de Japi. Agora era partir para 28 KM até o almoço e descansar para o que vinha logo após. Descansados, ou quase isso, se é possível, vinham os 40 KM finais, trecho entre Japi e Serra de São Bento. Já saímos com uns 8 KM entre sobe e desce até chegar a porteira que dava início à subida do assentamento Milagres. Entre a porteira inicial e a porteira que dá acesso ao assentamento, são 3 KM infernais. Inclinação média de 7,5 % e máxima de 23,5%. Tudo isso depois do almoço, já no segundo dia de ciclo viagem.... Ufa! Não foi fácil. Mas vencer desafios está no sangue do nosso grupo e felizes estávamos ao final da subida.
Assentamento Milagres 


Mais 4 Km de subidas e descidas até chegarmos ao ponto alto. Local para uma rápida parada para fotos e contemplar o visual.
Rápida parada para fotos em cima da serra
Agora era pedalar os 20 KM finais passando pelos povoados de Queimadas, Pedra Redonda e Barbaço até nosso destino final. Um sobe e desce de uns 10 KM até o assentamento Barbaço, para "despencarmos" ladeira abaixo pela estrada das Gêmeas.
Estrada das Gêmeas - Assentamento Barbaço - Araruna/PB


Após 3 KM chegamos ao povoado de Magalhães, distrito de Japi, agora no Rio Grande do Norte. Seguimos sentido à ladeira de paralelepípedo em Monte das Gameleiras/RN. Com extensão de exatos 1 KM, essa ladeira era o desafio final, uma parede para escalar, daquelas que você não gosta de visualizar o que tem pela frente. Era se concentrar, respirar fundo e pedir que as pernas não falhassem, pois ali era o desafio final.

Subida de 1 KM em paralelepípedo - Monte das Gameleiras/RN

Enfim chegamos! Desafio lançado, desafio cumprido... Foram dois dias intensos de muito pedal desde nossa saída da capital potiguar. Viagem fantástica e pela primeira vez fazíamos esse percurso do segundo dia em sua totalidade. Aprovadíssimo e certamente iremos repetir, com poucas alterações no percurso total. Enfim, agradecer aos que participaram de mais uma aventura e dizer que é sempre uma grande satisfação realizar mais uma ciclo viagem. Até a próxima!
Percurso entre Santa Cruz - Serra de São Bento

Altimetria Santa Cruz - Serra de São Bento


CICLO VIAGEM NATAL - SERRA DE SÃO BENTO 2017.

TOTAL KM: 248,18 KM
TOTAL ACUMULADO SUBIDA: 3.376 metros.

PARTICIPANTES:


EWERTON, SHEYLA, PAULINHO, RICARDO, DÉCIO, LINO, KELLEN, DUDU, JOÃO PAULO, ANDRÉ, LEIDSON, FRAIFER, HUMBERTO, GIAN, TIAGO RAMALHO E DARIL

APOIO: JUAREZ / BELLA

AGRADECIMENTOS:

JÚNIOR  - Tangará/RN
RESTAURANTE LA BODEGUITA - Japi/RN
POUSADA NOVA ALIANÇA - Santa Cruz/RN
POUSADA CHALÉS DA SERRA - Serra de São Bento/RN
NATAL VANS

Comentários